quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Contrastes de países desenvolvidos e de países em desenvolvimento

 
Ana Paula,Bruna,Filipa e Isabela

Crescimento e Desenvolvimento

Crescimento é um fenómeno de natureza quantitativa - há crescimento quando se verifica o aumento da produção de bens e serviços na economia de um país ou região, num determinado período de tempo,e, por isso, é frequente falar-se em crescimento económico.

Desenvolvimento é, pelo contrário, um fenómeno de natureza qualitativa - é a capacidade de uma sociedade satisfazer as necessidades da sua população e garantir igualdade de oportunidades para todos os cidadãos de forma a terem uma qualidade de vida adequada, o que pressupõe progressos ao nível económico e , sobretudo, social

Parceçe que estes dois não têm nada em comum, certo?

Mas um precisa do outro, se não houver crescimento não há desenvolvimento e vice-versa.

Uma das causas que impulsionou o crescimento e desenvolvimento dos países foi a globalização permitindo a ascensão de alguns países subdesenvolvidos a países desenvolvidos, como a China e a Índia.
 Actualmente, não existe uma distribuição equilibrada da riqueza e, por vezes, é confundido o conceito de crescimento económico com desenvolvimento.

A China,por exemplo, é um país que tem apresentado um acentuado crescimento económico, contudo não podemos considerá-la um país desenvolvido, pois, apesar de possuir uma enorme riqueza não a aplica correctamente: não existe liberdade dos seus cidadãos, há uma elevada taxa de mortalidade, existe um elevado número de crianças a serem exploradas e muitas famílias vivem em condições precárias.

Assim, para avaliarmos correctamente o crescimento económico e o desenvolvimento de um país utilizamos indicadores simples ou compostos. São exemplos de indicadores simples o PIB per capita (indicador simples económico), que revela o valor médio de riqueza por habitante; a esperança média de vida à nascença (indicador simples demográfico), que evidencia o nível de saúde de uma população; a taxa de analfabetismo (indicador simples sócio-cultural); a democracia política (indicador simples político-social), entre outros.



Ana Paula,Bruna,Filipa e Isabela.


Igualdade de gêneros


Ana Paula,Bruna,Filipa e Isabela

Esperança de vida

http://www.youtube.com/watch?v=MZr7O1Qdknw

Subnutrição e Sobrenutrição


A Subnutrição é um estado de carência nutricional devido à insuficiência de alimentos.
A Sobrenutrição é um consumo excessivo de nutrientes.
A Subnutrição normalmente esta associada a fome. Mas o que é fome?
Fome é à sensação fisiológica que o nosso corpo tem quando necessita de alimentos; em sentido amplo refere-se a subnutrição.
A fome e a subnutrição afecta principalmente mulheres e crianças e tem maior incidência nos países em desenvolvimento , sobretudo nos da África Subsariana com maior crescimento demográfico e mais afectados pela pobreza, por conflitos armados e por condições agrícolas adversas.
Desde a década de 1990 que têm sido registados progressos e recuos em vários países e regiões, como:
  • a China, o Sudeste Asiático e a América do Sul , por apresentarem uma diminuição considerável do número de pessoas subnutridas;
  •  a África Central, sub-região da África Subsariana, por ser onde a subnutrição mais aumentou.
Até 2015, prevê-se que a subnutrição aumente na África Subsariana e no Médio Oriente e Norte de África e diminua nas restantes regiões em desenvolvimento. Apesar desta diminuição generalizada,o mundo ainda irá ter cerca de 582 milhões de pessoas subnutridas.

  Estas crianças provavelmente não sabem o que é um hamburger, uma pizza ou até uma coca-cola. Talvez comam dia sim, dia não. Mas será que tu pensas nelas quando desperdiças a comida?
Como referi anteriormente a sobrenutrição é um consumo excessivo de nutrientes ou seja obesidade.
Em vários países desenvolvidos a excesso de peso.
 
 
  E esta criança  acham que ela passa fome? Acham que ela come dia sim, dia não?
Será que ela desperdiça comida?
 
Os contrastes são grandes, enquanto uns morrem por falta de comida outros morrem por ter comido a mais.
Por mais videos e por mais trabalho que se façam todos nós sabemos o que se passa mas ninguém é capaz de fazer nada, poucos são aqueles que fazem alguma coisa. O futuro é negro e por mais que tentamos estar focados nos nossos problemas temos que ver que daqui a uns anos não vai ser um problema de so um país ou região mas sim do mundo inteiro.
Ana Paula, Bruna,Filipa e Isabela.



 

Esperance de vida em Porugal

A fome no mundo


Ana Paula,Bruna,Filipa e Isabela

O IDH

O IDH ( Índice de desenvolvimento Humano) é uma medida composta que  classifica países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como desenvolvidos e em desenvolvimento.

No IDH há vários indicadores simples como:
  • A esperança média de vida à nascença
  • Taxa de alfabetização de adultos
  • Taxa de escolarização bruta ( TEB)
  • PIB per capita
Desses indicadores simples há os Índices de dimensão:
  • Índice de esperança de vida
  • Índice de grau de instrução
  • Índice do PIB

O valor do IDH varia entre 0 e 1 e é expresso em milésimas,  sendo assim os países classificados em três grupos:
  • IDH igual ou superior a 0,800, países de desenvolvimento humano elevado.
  • IDH entre 0,500 e 0,799 , países de desenvolvimento humano médio.
  • IDH inferior a 0,500 , países de desenvolvimento humano baixo.
O Ranking dos países com o IDH :

1º Noruega:0,938
2º Austrália: 0,937
3º Nova Zelândia: 0,907
4º Estados Unidos:0,902
......
40º Portugal:0,795
......
165º Moçambique:0,284
166ºBurundi:0,282
167ºNíger:0,261
168ºRepública Democrática do Congo:0,239
169ºZimbábue.0,140



Mas será o IDH perfeito? Os critérios de avaliação serão os melhores?

A resposta é não. O IDH, como todas as coisas é imperfeito. Têm algumas limitações como:

  • O IDH é calculado a partir de um reduzido número de indicadores simples, só dizendo a relação entre o rendimento, saúde e educação e não inclui outros aspectos importantes,como o respeito dos direitos humanos, a democracia, a segurança, a degradação ambiental, o esgotamento dos recursos naturais,etc.
  • O índice mais importante no cálculo do índice do grau de instrução de um país,é a taxa de alfabetização de adultos, na qual pode-se avaliar injustamente visto que alguns países podem investir mais na escolarização de crianças e jovens.
  • Os países que apresentam uma esperança média de vida elevada, taxas de alfabetização e de escolarização são elevadas e o PIB per capita também é muito elevado, o IDH começa a revelar-se pouco eficaz para diferenciar os desempenhos nacionais.
  • O IDH é uma média nacional,pelo que não reflecte as desigualdades entre grupos sociais,sexos,regiões ou etnias,e enfrenta os problemas da disponibilidade, actualização e fiabilidade dos dados estatísticos.

Como podemos observar o IDH não é perfeito, mas é bastante eficaz.
Espero que com este trabalho fiquem esclarecidos e que fiquem a saber mais do IDH.

Ana Paula,Bruna,Filipa e Isabela.








Crinças a passar fome...

Noticias:

Mais de 10 mil crianças com fome nas escolas

O secretário de Estado, João Casanova de Almeida, revelou ontem no parlamento que mais de 10 mil crianças têm carências alimentares
São 10 385 os alunos com carências alimentares, sinalizaram 253 agrupamentos de escolas públicas. Segundo diz o jornal I número foi revelado pelo secretário de Estado da Educação, durante a audição da comissão parlamentar de orçamento, finanças e administração pública.

No entanto, cerca de metade destas crianças contam com o apoio do programa "Pequeno-Almoço na Escola", sendo possível para eles tomar a primeira refeição do dia na cantina. João Casanova acrescentou ainda que também as famílias das crianças serão alimentadas através do banco Alimentar Conta a Fome, adianta o I.


Ariana, Daniel, Ricardo e Joana Santos.

 




educação nos países em desenvolvimento



trabalho realizado por:
Ariana, Daniel, Joana Santos e Ricardo

Índice de Desenvolvimento Humano


Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar o grau de "desenvolvimento humano" de cada país e para ajudar a classificar os países desenvolvidos com desenvolvimento humano muito alto, e os países  em desenvolvimento com desenvolvimento humano médio e baixo . A estatística é composta a partir de dados como:

<- A Saúde
<- A Educação
<- A Alimentação
<- PIB per capita

 O IDH também é usado por organizações locais ou empresas para medir o desenvolvimento de entidades subnacionais como estados, cidades, aldeias, etc.
O índice foi desenvolvido em 1990 pelos economistas Amartya Sen e Mahbub ul Haq, e vem sendo usado desde 1993 pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no seu relatório anual.
    



Trabalho realizado por:
Ariana, Daniel, Joana Santos e Ricardo