quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Crescimento e Desenvolvimento

Crescimento é um fenómeno de natureza quantitativa - há crescimento quando se verifica o aumento da produção de bens e serviços na economia de um país ou região, num determinado período de tempo,e, por isso, é frequente falar-se em crescimento económico.

Desenvolvimento é, pelo contrário, um fenómeno de natureza qualitativa - é a capacidade de uma sociedade satisfazer as necessidades da sua população e garantir igualdade de oportunidades para todos os cidadãos de forma a terem uma qualidade de vida adequada, o que pressupõe progressos ao nível económico e , sobretudo, social

Parceçe que estes dois não têm nada em comum, certo?

Mas um precisa do outro, se não houver crescimento não há desenvolvimento e vice-versa.

Uma das causas que impulsionou o crescimento e desenvolvimento dos países foi a globalização permitindo a ascensão de alguns países subdesenvolvidos a países desenvolvidos, como a China e a Índia.
 Actualmente, não existe uma distribuição equilibrada da riqueza e, por vezes, é confundido o conceito de crescimento económico com desenvolvimento.

A China,por exemplo, é um país que tem apresentado um acentuado crescimento económico, contudo não podemos considerá-la um país desenvolvido, pois, apesar de possuir uma enorme riqueza não a aplica correctamente: não existe liberdade dos seus cidadãos, há uma elevada taxa de mortalidade, existe um elevado número de crianças a serem exploradas e muitas famílias vivem em condições precárias.

Assim, para avaliarmos correctamente o crescimento económico e o desenvolvimento de um país utilizamos indicadores simples ou compostos. São exemplos de indicadores simples o PIB per capita (indicador simples económico), que revela o valor médio de riqueza por habitante; a esperança média de vida à nascença (indicador simples demográfico), que evidencia o nível de saúde de uma população; a taxa de analfabetismo (indicador simples sócio-cultural); a democracia política (indicador simples político-social), entre outros.



Ana Paula,Bruna,Filipa e Isabela.


1 comentário:

  1. Acho que o trabalho está bem estruturado e está bem explicado sobre o tema apresentado.

    Ariana, Daniel, Joana e Ricardo

    ResponderEliminar