terça-feira, 12 de março de 2013

Alterações Climáticas

As alterações climáticas são um dos maiores desafios que se colocam actualmente à humanidade. O aumento da ocorrência e severidade dos desastres naturais, mudança nos padrões climáticos, a diminuição dos glaciares, derretimento de gelo polar, aumento do nível do mar e a seca são apenas algumas das consequências que já se fazem sentir afectando populações por todo o mundo.
Os esforços no combate às alterações climáticas tendem a se concentrar na mitigação – redução das causas conhecidas, tais como concentração de gases de efeito estufa na atmosfera - e adaptação – redução do impacte das alterações climáticas.
As alterações climáticas têm dupla e, às vezes, conflituantes implicações para as florestas. Os ecossistemas florestais podem actuar como meio de mitigação e adaptação às alterações climáticas.
As Florestas removem quantidades significativas de dióxido de carbono da atmosfera, actuando como sumidouros, na captura e armazenamento do carbono na biomassa florestal. As florestas funcionam como barreiras em episódios climáticos extremos, impedindo o escoamento superficial de solo em grandes chuvadas e protegendo pessoas, animais e infra-estrutura dos efeitos de ventos fortes.

Trabalho realizado por : 
Diogo Patrício nº9
Bruno Ribeiro nº6
Tiago Almeida nº21

Sem comentários:

Enviar um comentário