quarta-feira, 29 de maio de 2013


Tigre
É o maior e mais poderoso dos felinos, com um comprimento a cerca de 3 metros e um peso que ronda os 300kg. Apesar de ser o único predador habitual do homem, este só caça em condições extremas.

O seu regime alimentar normal é constituído por cervídeos, javalis, búfalos e crias de elefante, embora também coma, quando a necessidade o exige, macacos, lebres, roedores, peixes e até lagartos e rãs.

É um animal solitário e esquivo, que passa o dia escondido e caça de noite, atacando as suas presas de emboscada. 

Tem o costume de marcar com urina os limites do seu território, que ocupa ano após ano, só o abandonando para seguir as migrações dos grandes ungulados.
Ao contrário dos outros felinos, o tigre é um bom nadador.

Os machos e as fêmeas só se encontram para procriar. Na época do cio, que dura a cerca de 10 dias, a fêmea chama o companheiro emitindo um urro característico.

O acasalamento pode verificar-se em qualquer época do ano, mas ocorre mais normalmente durante os meses quentes. As fêmeas podem ser fecundadas a partir dos três anos e os partos ocorrem de três em três anos, produzem ninhadas de 3 ou 4 crias após uma gestação que varia entre 105 e os 113 dias, curiosamente pouco para um animal tão evoluído.

Durante os primeiros 5 a 6 meses as crias alimentam-se exclusivamente de leite materno e tornam-se independentes entre 12 a 20 meses, embora permaneçam dois ou três anos no território familiar até atingirem o desenvolvimento completo. A separação definitiva coincide com o novo ciclo reprodutor das fêmeas. 




Trabalho elaborado por:
Andreia Santos 
Joana Costa 
Mariana Espenica
Patrícia Pereira 
Sara Matias 

Sem comentários:

Enviar um comentário