quarta-feira, 13 de março de 2013

O FMI e Portugal

Ana Paula
Bruna
Filipa
Isabela

Crianças Soldado

Ana Paula
Bruna
Filipa
Isabela

Catástrofes Naturais


Ana Paula
Bruna
Filipa
Isabela
A Atmosfera terrestre
 
Uma atmosfera terrestre é uma fina camada de gases presa à Terra pela força da gravidade. A atmosfera desempenha funções essenciais a existência de vida na Terra:
  •  Proteje, em grande parte , a superfície terrestre da queda de meteoros e das radiações solares ultravioletas;
  • Regulariza as temperaturas, através do efeito de estufa;
  • Contém o oxigénio essencial à respiração.
 
   Os Componentes do ar nas camadas inferiores da atmosfera são 78,1% de Azoto, 20,9% de Oxigénio e 1% de dióxido de carbono,Árgon,Néon e Hélio.
 
A Atmosfera tem aproximadamente 1000 km de espessura e divide-se em cinco camadas:
  • Camada exterior da atmofera, com temperaturas muito elevadas. É onde orbitam os satélites artificiais. A Exosfera.
  •  
  • A temperatura aumenta com a altitude, devido à adsorção de grande parte da radiação solar. Muitos meteoros que atingem a atmosfera são destruídos pelas altas temperaturas da termosfera e dão origem às estrelas cadentes. Nesta camada tambémsão frequentes as auroras boreais ou austrais. A Termosfera.
  •  
  • Verifica-se uma diminuição rápida da temperatura com a altitude, devido à escassa absorção da radiação solar. A Mesosfera.
  •  
  • A temperatura mantém-se constante até aos 25 km e aumenta,depois, até à estratopausa, devido à absorção da maior parte das radiações solares ultravioletas pela camada de azono. Como há menos turbulência do que na troposfera, alguns aviões comerciais, nas latitudes médias, circulam na baixa estratosfera. A Estratosfera.

  • É a camada em contato com a superfície terrestre e a mais densa. É onde ocorrem os fenómenos meteorológicos responsáveis pela formação de nuvens e pela queda de precipitação. A temperatura diminui segundo um valor médio de menos 5,5ºC por cada 1000 metros de altitude - grandiente térmico vertical. O seu limite superior - a tropopausa - situa-se, em média a 12 km de altitude. A Troposfera.


 
 
A Atmosfera permite a absorção de parte da radiação solar pela Terra e impede que parte da radiação terrestre seja enviada para o espaço. É por isso que a superfície terrestre possue uma temperatura média de quase 15ºC.
 
Ana Paula
Bruna
Filipa
Isabela

Os animais em vias de extinçao


Animais em Vias de Extinção




-Lince ibérico: As principais ameaças à sua sobrevivência são a acentuada regressão do coelho-bravo e a destruição dos habitats mediterrânicos.


lince Ibérico


-Panda gigante: A devastação das florestas asiáticas, a lenta reprodução do bambu (base alimentar do Panda), o excesso de burocracia, ineficiência e a caça voraz colocaram o panda sob sério risco de extinção.


panda gigante


-Rinoceronte da java: Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de dois em dois anos – e, portanto, muito vulneráveis à caça, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat.


rinoceronte de Java


-Tucano: a sua existência está ameaçada no habitat natural, a selva amazónica, mas o governo brasileiro já revelou um aumento no número de aves. Apesar disto esta está extinta no estado federal de São Paulo.



tucano



Estes são alguns dos animais em vias de extinção no mundo. Observa o vídeo a seguir para saberes mais sobre eles:







trabalho realizado por:
andreia santos nº2
joana costa nº 14
mariana espenica nº16
patricia pereira nº17
sara matias nº21

A ONU
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945,após a II Guerra Mundial, tendo como principais objetivos:
  • Garantir a paz e a segurança internacionais;
  • Fomentar a cooperação na resolução de problemas económicos,sociais e humanitários;
  • Promover o respeito pelos direitos humanos e liberdades fundamentais,etc.
 Na sua atuação, a ONU rege-se pelos princípios da igualdade de todos os Estados, boa-fé,solução pacífica dos conflitos, através de sanções económicas ou políticas ou pelo uso de forças militares coletivas - os capacetes azuis -, renúncia à força sem prejuízo da legítima defesa contra ataques armados, não-intervenção em assuntos de jurisdição essencialmente interna e solidariedade dos Estados entre si e com a Organização
 
Embora os seus objetivos pacificadores e humanitários nem sempre tenham sido atingidos, a ONU e os organismos, fundos e programas a ela associados têm contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento a nível mundial.
 
 
Ana Paula
Bruna
Filipa
Isabela
 
 
 

Conflitos Armados
 
Os Conflitos Armados são um confronto sujeito a interesses da disputa entre dois ou mais grupos distintos de indivíduos mais ou menos organizados, utilizando-se de armas para tentar derrotar o adversário.
 
Pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). Em ambos os casos, pode-se ter a oposição dos grupos rivais isoladamente ou em conjunto. Neste último caso, tem-se a formação de aliança(s).
 

 
 
 
 
 
Embora de assista a uma diminuição dos comflitos armados no mundo desde 1990, os páises em desenvolvimento, sobretudo os da África Subsariana, Médio Oriente e Ásia Meridional, continuam a ser muito afetados.
 
Mas como é que os Conflitos Armados podem ser um obstáculo ao desenvolvimento?
 
 
A destruição de infra-estruturas,refugiados e vítimas mortais, despesas em armamento e recrutamento de crianças soldado são alguns dos principais custos, ao gastar dinheiro que poderia ir para a educação e saúde.Assim,o país não se consegue desenvolver.
 
 
Crianças soldado
 
Na nossa aula de Geografia, vimos um filme,Diamante de sangue, no que falava no tráfego de diamantes e nos conflitos armados na Serra Leoa.
 
Nesse filme mostra uma triste realidade. Crianças que deveriam estar numa escola a estudar, estão a peder as suas vidas num campo de batalha.A lutar numa luta que nem sequer é delas.
 
Quantas vezes já reclamou do seu trabalho? Quantas vezes já disse que não queria ir trabalhar ou ir para a escola?
 



 
Acha que esta criança algum dia vai ir a escola? Acha que ao menos vai ter um trabalho?
 
Não se sabe. Provavelmente morrerá num campode batalha...
 
Pense antes de se queixar!
 
 
Ana Paula
Bruna
Filipa
Isabela

A atmosfera

A atmosfera



trabalho realizado por: Daniel Sequeira 
                                         Ariana Sanguessuga
                                        Ricardo Senhorinho
                              Joana Santos

Degelo No Oceano Artico Deverá Atingir Recorde


Degelo no Oceano Ártico deverá atingir recorde




-O recorde de degelo no Ártico deverá ocorrer durante a próxima semana, continuando a derreter a partir daí. Já em 2007, a cobertura de gelo tinha diminuído até pouco mais de quatro milhões de quilómetros quadrados, menos 39% da média entre os anos de 1979 a 2000.
A cobertura de gelo no Oceano Ártico deverá derreter, batendo o recorde de tamanho mais pequeno até aos dias de hoje. O recorde deverá ser batido na próxima semana, e a partir daí o gelo vai continuar a derreter, segundo o Centro Nacional de Dados sobre a Neve e o Gelo, nos EUA.
A quantidade de gelo marítimo no Ártico é muito importante para o planeta, já que esta zona influencia o clima mundial. Este ano já regista recordes de temperatura e de secas em grande parte da zona temperada do Hemisfério Norte.
Também este ano a perda de cobertura de gelo no Ártico já deu origem a uma possível abertura da Passagem do Noroeste, a norte do Canadá e do Alasca, e da Rota do Mar do Norte, entre a Europa e a Sibéria, passagens marítimas geralmente cobertas de gelo.
O recuo pode levar a que o gelo ocupe apenas quatro milhões de quilómetros quadrados, um número sem precedentes. O recorde anterior foi atingido em 2007, quando houve 4,28 milhões de quilómetros quadrados ocupados por gelo, menos 23 por cento que em 2005 e menos 39 por cento da média entre 1979 e 2000.
 



Degelo no Oceano Ártico deverá atingir recorde



Trabalho Realizado Por: Ricardo Senhorinho nº18
                                  Daniel Sequeira nº7
                                  Joana Santos nº15
                                  Ariana Sanguessuga nº3

terça-feira, 12 de março de 2013

Aquecimento Global



   ü  Como o próprio nome já diz, aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, gerando sérias complicações como: furacões, secas, extinção de milhares de animais e vegetais, derretimento dos pólos e vários outros problemas que o homem não tem condições de enfrentar ou controlar. 


     Causas:

     ·  Aumento da emissão dos gases do efeito estufa - causado, principalmente, pelo aumento do uso de combustíveis fósseis (gasolina e diesel).

      ·    Incêndios de matas e florestas - além de reduzir a quantidade de árvores, que servem como reguladoras da temperatura, os incêndios libertam gases poluentes na atmosfera.

      ·  Desenvolvimento urbano sem planeamento - diminui as áreas verdes nas cidades, aumentando a quantidade de concreto. Esse fato favorece a  formação de ilhas de calor.

      ·     Desertificação - incêndios e desmatamento podem resultar no processo de desertificação (formação de desertos) em várias regiões do mundo.



   Efeitos:

  •  Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Algumas importantes mudanças ambientais tem sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global.
  •    Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus habitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas.
  • O aquecimento global provoca subida dos mares principalmente por causa da expansão térmica da água dos oceanos, mas alguns cientistas estão preocupados que no futuro, a camada de gelo polar e os glaciares derretam.
  •  Em consequência haverá aumento do nível, em muitos metros. No momento, os cientistas não esperam um maior derretimento nos próximos 100 anos.  








Trabalho realizado por:

-Andreia Santos nº2
-Joana Costa nº14   
-Mariana Espenica nº16
-Patrícia Pereira nº17
-Sara Matias nº20 







Alterações Climáticas

As alterações climáticas são um dos maiores desafios que se colocam actualmente à humanidade. O aumento da ocorrência e severidade dos desastres naturais, mudança nos padrões climáticos, a diminuição dos glaciares, derretimento de gelo polar, aumento do nível do mar e a seca são apenas algumas das consequências que já se fazem sentir afectando populações por todo o mundo.
Os esforços no combate às alterações climáticas tendem a se concentrar na mitigação – redução das causas conhecidas, tais como concentração de gases de efeito estufa na atmosfera - e adaptação – redução do impacte das alterações climáticas.
As alterações climáticas têm dupla e, às vezes, conflituantes implicações para as florestas. Os ecossistemas florestais podem actuar como meio de mitigação e adaptação às alterações climáticas.
As Florestas removem quantidades significativas de dióxido de carbono da atmosfera, actuando como sumidouros, na captura e armazenamento do carbono na biomassa florestal. As florestas funcionam como barreiras em episódios climáticos extremos, impedindo o escoamento superficial de solo em grandes chuvadas e protegendo pessoas, animais e infra-estrutura dos efeitos de ventos fortes.

Trabalho realizado por : 
Diogo Patrício nº9
Bruno Ribeiro nº6
Tiago Almeida nº21


Subnutrição

a subnutrição é um problema muito sério que atinge milhares de pessoas em todo o mundo, sejam elas residentes em países desenvolvidos ou subdesenvolvidos. A subnutrição pode ser causada por dois fatores: a alimentação deficiente ou a falta de alimentos.
A alimentação deficiente ocorre com pessoas que baseiam a sua dieta alimentar apenas em carbo-idratos e gorduras, sendo essa alimentação muito pobre em frutas, verduras e proteínas como a carne. Essa alimentação deficiente mata a fome, mas não fornece os elementos essenciais, como vitaminas e sais minerais, necessários para o bom funcionamento do organismo.
A ingestão de alimentos em quantidade menor do que a necessária faz com que o organismo gaste suas reservas de gordura para manter o metabolismo do corpo, levando à subnutrição.
O baixo consumo de nutrientes essenciais à vida, como vitaminas e sais minerais, pode acarretar o aparecimento de inúmeras doenças, como raquitismo, escorbuto, dores de cabeça, osteoporose, cegueira-noturna, e outras, sendo que a subnutrição é uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.
Dentre os fatores que agravam o problema da subnutrição, podemos citar alguns como:
- aumento da população;
- má distribuição de renda;
- precários sistemas de distribuição de alimentos;
- desastres naturais;
- baixa escolaridade;
   A subnutrição pode ser causada pela alimentação inadequada e pela falta de alimentos
Trabalho realizado por : 
Diogo Patrício nº9
Bruno Ribeiro nº6
Tiago Almeida nº21


Passado Colonial

O nosso passado colonial ainda é um momento da nossa história que não está totalmente digerido. A guerra colonial criou feridas que serão saradas ao longo do tempo. A descolonização um pouco apressada e a transição política para a democracia falhou na maioria das nossas ex-colónias. Penso que o que aconteceu foi que a presença colonial portuguesa foi substituída por elites que se instalaram no poder e aí vão se eternizando. O povo simples dessas ex-colónias pouco beneficiou com a independência, pois continua a viver igual ou pior ao que vivia no tempo colonial. O exemplo de Angola é o mais evidente.
Fico surpreendido com esta notícia que refere o legado positivo que Portugal deixou em África. Embora nunca trnha ido a este continente tive dois irmãos a combater em Angola e na Guiné. Como português assumo o que de negativo e de positivo houve nas centenas de anos que estivemos em África.
Trabalho realizado por : 
Diogo Patrício nº9
Bruno Ribeiro nº6
Tiago Almeida nº21



A existência de ozono na estratosfera é vital para a Terra, pois absorve grande parte da radiação ultravioleta. O ozono é assim indispensável, protegendo-nos do excesso de radiação ultravioleta, embora ao nível do solo seja prejudicial para a saúde e para o ambiente.
A destruição da camada de ozono provocada pelo cloro origina variações do clima (aquecimento global) e poderá acabar com a vida na terra.
Tem-se assistido à destruição da camada de ozono, ou seja, o aumento do “buraco” na camada de ozono, esta situação é mais preocupante nos pólos pois corre-se o risco de derreter os pólos, aumentando desta forma o nível médio das águas do mar.
Actualmente tenta-se substituir os CFC (muito prejudiciais para a camada de ozono), por outros que não provoquem danos ambientais, pois se a camada de ozono é destruída será o fim da vida na terra.
Trabalho realizado por : 
Diogo Patrício nº9
Bruno Ribeiro nº6
Tiago Almeida nº21



As chuvas ácidas formam-se coma libertação de dióxido de enxofre e de óxido de azoto (provenientes de fábricas e automóveis) para a atmosfera. Esses gases que foram libertados para a atmosfera são levados pelos ventos para as nuvens.
A combinação destes gases com o oxigénio e o vapor de água contido nas nuvens, dá origem a ácido sulfúrico e ácido nítrico, ou seja, formam-se as chuvas ácidas.
Com a precipitação, as chuvas ácidas originam  a acidificação dos solos, que vai prejudicar a agricultura e as espécies de árvores e plantas que vão nascer. Outra consequência é a destruição da vegetação e a contaminação da água, que é muito prejudicial para a vegetação assim como para os animais.
As chuvas ácidas embora afectem mais as regiões industrializadas da América do Norte (EUA e Canadá) e da Europa (Alemanha , Áustria, Polónia, República Checa, Escandinávia), devido à emissão de dióxido de enxofre e à queima de petróleo e carvão,são um problema global visto que os ventos transportam as partículas poluentes.

Trabalho realizado por : 
Diogo Patrício nº9
Bruno Ribeiro nº6
Tiago Almeida nº21


O Smog

As condições geográficas e meteorológicas também são muito importantes para o agravamento ou diminuição do efeito da poluição do ar.
O “Smog” define-se como uma combinação de fumo e de nevoeiro em áreas urbano-industriais.
O Smog surge em situações de nevoeiro, a sua formação é favorecida pelos focos de poluição, que aumentam o número de núcleos de condensação (poeiras ou partículas diversas) na atmosfera saturada ou quase saturada.
As consequência  A inversão térmica, ou seja, o aumento da temperatura durante o dia, e em condições de grande arrefecimento nocturno.
-         O Smog provoca directamente nas pessoas asma, bronquite, problemas respiratórios e cardíacos.
-         A concentração de fumos à superfície.
Algumas cidades que sofreram o Smog:
-         Los Angeles, é uma cidade que sofre grandes problemas de contaminação pelo smog.
-         Londres, foi onde ocorreu a situação mais grave, no ano de 1952, devido à conjugação de vários fenómenos meteorológicos.
 Trabalho realizado por :
Diogo Patrício nº9
Bruno Ribeiro nº6
Tiago Almeida nº21

sexta-feira, 8 de março de 2013

A atmosfera terreste

A atmosfera é uma camada constituida por gases, com 1000km de espessura.

Algumas das funcoes essenciaias da atmosfera:

-proteger da queda de meteoros e das radiações solares ultravioleta.

- regularizar as temperaturas, através do efeito de estufa.

-contém o oxigénio essencial á respiraçao

Esta é dividida em 5 camadas:

- a troposfera, onde ocorrem os fenomenos meteorológicos. a temperatura desde cerca de 5.5ºC em cada 1000 metros- gradiente térmico vertical.

- a estratosfera, a temperatura aumenta devido á absorçao das radiaçoes solares. alguns avioes em latitudes medias circulam nesta camada.

- a mesosfera,onde a temperatura baixa pela falta de absorçao da radiacao solar.

- a termosfera, frequentes auroras boreais ou austrais.

- a exosfera, é a camada exterior da atmosfera, onde as temperaturas são bastante altas e onde orbitam os satélites artificiais.

Observa o video para perceberes melhor como funciona a nossa atmosfera:



trabalho realizado por:
-Andreia Santos nº2
-Joana Costa nº14
-Mariana Espenica nº16
-Patricia Pereira nº17
-Sara Matias nº20 


ONU

A ONU(organização das Nações Unidas) foi criada em 24 de Outubro de 1945, e tem os seus principais objectivos sendo eles:

·       Garantir a paz e a segurança internacionais;
·       Fomentar a cooperação na resolução de problemas económicos, sociais e humanitários;
·       Promover o respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais;

A ONU, acima de tudo ajuda os países em desenvolvimento para que possam melhorar o seu estado de vida, social ou até mesmo económico. Actualmente existem 193 países-membros, a ONU está esta divida em várias organizações, tais como: 
FAO - Combate a fome e a pobreza e promove o desenvolvimento
agrícola e a melhoria das condições de vidas das
populações rurais. 
UNESCO - Promove a cooperação internacional nas áreas
educação, ciências e cultura. 
OMS - Coordena programas de assistência sanitária, principalmente
 nos países em desenvolvimento. Participa em operações de
socorro e assistência a populações de sofrem catástrofes naturais
UNAIDS - Pretende prevenir o avanço do HIV, prestar tratamento e assistência
aos infectados e para os afectados pela doença e
reduzir o impacto socioeconómico da epidemia. 

FMI, fomenta o crescimento e a estabilidade
económica mundial, concedendo a assistência
técnica de empréstimos a todos os países. 

Concede assistência técnica e empréstimos apenas a países
em desenvolvimento, com o objectivo de promover
o seu desenvolvimento económico e social. 
Assegura os direitos e o bem-estar dos refugiados,
prestando-lhes assistência no regresso ao seus pais de origem. 

Trabalho realizado por: 
Andreia Santos nº2
Joana Costa nº14
Mariana Espenica nº16
Patrícia Pereira nº17
Sara Matias nº20

Ajudar a UNICEF

Ajudar a UNICEF

§  A UNICEF é a única organização mundial que se dedica especificamente às crianças, intervindo nas situações de emergência com ajuda imediata – alimentos, medicamentos, pessoal especializado, etc.

§  Todo o dinheiro que a UNICEF utiliza é proveniente de contribuições voluntárias feitas por governos, empresas e particulares.

§  Qualquer pessoa pode ajudar fazendo donativos a favor da organização de bens a favor da organização, ou até mesmo tornar-se sócio da UNICEF.


- O que fazem com o seu dinheiro?

Com 5 euros
Compram material escolar para uma criança, incluindo giz, ardósia, esponja e uma mochila.



Com 10 euros
Fornecem 100 saquetas de sais de reidratação oral para proteger crianças da morte por desidratação diarreica.


Com 20 euros
Compram uma caixa térmica para transportar vacinas.


Com 30 euros
Fornecem um caba de comida com alimentos ricos em proteínas, hidratos de carbono e vitaminas, suficiente para alimentar uma família em situação de grande privação ou emergência, durante uma a duas semanas.



 Com 50 euros
Distribuem 1000 pastilhas para purificar a água.



Com 200 euros
Compram uma tenda resistente para abrigo de uma família em situação de emergência.


Com 300 euros
Compram uma bomba hidráulica para fornecer água a uma aldeia de 250 pessoas.


Com 500 euros
Fornecem um posto de saúde ambulatório para uma aldeia.










Como vê, só fazem bons investimentos! J

o    Trabalho realizado por:
     Andreia Santos nº 2
       Joana Costa nº 14
      Mariana Espenica nº 16
   Patricia Pereira nº 17
       Sara Matias nº 20